28
abr
11

Itinerário SD 0.5 (SM-PoA)

Em 2010 a Sala Dobradiça participou da Semana Experimental Urbana (SEU), em Porto Alegre. O grupo foi um dos 26 escolhidos para participar desse evento focado em intervenção urbana, que aconteceu de 19 a 26 de junho.

A participação no evento marca um momento importante para a Sala Dobradiça, pois mostra o resultado de um trabalho coletivo iniciado esse ano, momento em que o espaço/grupo teve sua dinâmica reelaborada.

Criada e coordenada durante um ano por Alessandra Giovanella eElias Maroso, a Sala Dobradiça teve, num primeiro momento, suas atividades ligadas a um espaço-suporte que era disponibilzado aos artistas (convidados ou selecionados) para que estes o repensassem/recriassem. No final desse primeiro ano a Sala já teve seu caráter alargado através de uma expansão de suas atividades para além do Espaço-Suporte. E esse caráter de expansão, no início do presente ano, foi reforçado através do convite para que outros artistas se juntassem à Sala dobradiça para repensá-la, coordenando-a coletivamente.

É dessa Sala Dobradiça, com seu caráter um pouco modificado e com a coordenação coletivada, que nasce o projeto Itinerário SD 0.5 (SM-PoA), uma ação que envolveu a criação de um representação do Espaço-Suporte com suas dimensões reduzidas pela metade e a inserção desse objeto na paisagem, criando um plano sequencial de intervenções e registros que formarão posteriormente um stopmotion.

A proposta vai ao encontro de algumas questões de interesse da Sala Dobradiça como a expansão de espaços expositivos, o pensar o espaço da arte em nossa sociedade, em nossas cidades e tange inclusive a questão: “o que é arte”, questionando sua validade ao fazer com que uma marcação de um espaço expositivo “enquadre” as mais variadas paisagens. Essa inserção do objeto na paisagem foi realizada no itinerário entre Santa Maria e Porto Alegre e também em espaços públicos da última. Partindo de Santa Maria, as 6h do dia 20, o grupo fez três paradas durante o trajeto para realizar a ação.

Leia mais em: http://saladobradica.blogspot.com/2010/07/sala-dobradica-na-semana-experimental.html

Anúncios

0 Responses to “Itinerário SD 0.5 (SM-PoA)”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: