25
dez
10

feliz natal ou natal feliz?

Será que existe diferença entre feliz natal e natal feliz? Acredito que sim. Embora as duas expressões pareçam sinônimas, elas são antagônicas. Feliz natal é saudação; natal feliz é doação. Feliz natal é formalidade; natal feliz é generosidade. Feliz natal é cumprimentar; natal feliz é compartilhar. Feliz natal revela comodismo de palavras; natal feliz revela altruísmo de ações. Em contraposição ao feliz natal que é desejado, o natal feliz é materializado. Ou seja, enquanto o feliz natal implica em esperar, o natal feliz implica em repartir. Isso significa que não existe feliz natal (dizer) sem natal feliz (fazer).

A passagem do feliz natal para o natal feliz depende da diaconia. Transformo o feliz natal em natal feliz quando me entrego ao serviço. Assim como o Deus menino que veio para servir e não para ser servido, eu devo me comprometer com o serviço solidário. Sem assumir a postura humilde de servo como Jesus, não posso promover um natal feliz porque permaneço escravo da minha indiferença. Não posso dar ao outro um natal feliz sem me libertar da tirania do meu pequeno eu. Assim, para entrar na ciranda da fraternidade e da solidariedade, eu preciso aprender que maior é aquele que serve. Para tremular a bandeira da comunhão e da compaixão, eu preciso entender que eu sirvo a Cristo na medida em que sirvo ao outro.

Em suma, ao contrário do feliz natal que me encarcera ao interior, o natal feliz me lança ao exterior. Destrói as grades da minha cela interna para me arremessar ao mundo externo. Em outras palavras, enquanto o feliz natal condiciona a minha visão para o meu ego, o natal feliz transporta o meu olhar na direção dos outros. Eu passo a sacrificar os meus interesses em prol do natal dos outros. Eu passo a renunciar os meus privilégios para melhorar a ceia de natal dos outros. Por isso, para viver um feliz natal é necessário dar ao outro um natal feliz.

Por Rafael Divino

0 Responses to “feliz natal ou natal feliz?”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

