08
nov
10

Ser Humano (Essência) Ente Urbano (Existência)

A dicotomia ser humano/ente urbano pode ser discutida a partir da oposição essência/existência. Sob o ponto de vista da polaridade essência/existência, o ser humano seria natureza e o ente urbano seria condição. O ser humano seria universalidade e o ente urbano seria singularidade. O ser humano seria necessidade e o ente urbano seria contingência.  Por último, o ser humano seria estrutura ontológica e o ente urbano seria processo histórico.

Considerando o ser humano como essência, ele seria uma substância composta de determinações fundamentais. Ou seja, uma substância constituída de propriedades primordiais. Uma vez que a sua identidade é configurada por atributos definitivos, ele tem uma natureza acabada e fechada. Nenhuma qualidade básica pode ser acrescentada ou subtraída da sua estrutura ontológica. Além disso, levando em conta a fixidez da sua identidade, o ser humano tem uma natureza essencialmente estável. O seu ser é caracterizado pela permanência dos elementos primários e não pela instabilidade dos atos.

Ao contrário do ser humano (essência) cuja a natureza é imóvel e imutável, o ente urbano (existência) é uma condição acidentalmente mutável; um ser aleatório e contingente em constante transformação. Em vez de ser um sujeito constituído como o ser humano, o ente urbano é um sujeito em constituição. Enquanto o ser humano tem uma identidade previamente estabelecida, o ente urbano é um percurso instável e indeterminado em busca da identidade. Ou seja, ele constrói a sua subjetividade na fluídez caótica da experiência urbana.

Anúncios

1 Response to “Ser Humano (Essência) Ente Urbano (Existência)”


  1. 1 reinaldo
    julho 4, 2012 às 9:44 am

    não achei os créditos da pintura.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: