22
out
09

O ARTISTA E A CIDADE

A Escola São Paulo convida para a abertura da exposição O ARTISTA E A CIDADE: algumas relações entre práticas artísticas e o espaço urbano abertura da exposição e encontro com artistas dia 20 de Outubro, às 19h

Artistas participantes:
Azeite de Leos, Amanda Mei, Ana Luiza Pinheiro Fonseca, Christina Schmidt Kehl, Daniel Nogueira, Fabiola Aliceda, Fernando Pião, Heloisa Etelvina, Lilian Alves e Jacques Faing
Curadoria: Marcos Moraes

A exposição é uma proposta de reflexão e discussão sobre as relações entre a ação do artista e a cidade. Serão expostos trabalhos em diversas técnicas e suporte que ocuparão não apenas a galeria da Escola, como também outros espaços.

TEXTO DO CURADOR
“Como ponto comum inicial cada um dos artistas da mostra é movido pelo desejo de apropriar-se da cidade.
Ela é seu objeto de estudo, de trabalho, seu espaço de criação, sua motivação de reflexão e crítica, mas ela é, sobretudo , seu objeto de desejo.

Gigantesca e enigmática, pulsante e rizomática a metrópole se oferece aos olhos e sentidos ávidos, de cada um deles, por reconhecer-se em seus espaços, suas vias e suas articulações.

Suas ações são formas de ocupação dos espaços, de perpetuação de deslocamentos. Esse conjunto de artistas experimentou o convívio reflexivo ao lançar-se sobre a produção plástica, mas também sobre a produção crítica sobre ela elaborada. Integrantes do Grupo de Estudos “O artista e a Cidade” propuseram-se durante a atuação do mesmo a um olhar sobre relevantes e significativos artistas que, ao longo do século XX, olharam a cidade com o desejo de enfrentá-la e ampliar sua significação.

O artista na cidade: o que o lugar — ou a especificidade do espaço — agrega ao fazer artístico?
A partir de uma proposta de estudar as relações entre a ação do artista e a cidade, pensando essa é, por excelência, o lugar da arte, seu espaço definidor; propõe, também, a discussão da constituição de uma dimensão do espaço público, na qual a ação, daquele é um fator relevante. Nas imagens produzidas, por cada um dos artistas presentes na exposição, podem ser estabelecidas relações que nos levam a um discurso articulado sobre o artista e a cidade.”
Marcos Moraes

SERVIÇO
Exposição: 20 de outubro a 21 de novembro, de 9h às 20h (sábado: 9h às 18h)
Encontro com os artistas e abertura exposição: 20 de outubro (3ª) às 19h
Escola São Paulo
Rua Augusta, 22 39 — Jardins — São Paulo
Tel: 11 3060 3636
http://www.escolasaopaulo.org
Info: educativo@escolasaopaulo.org

Anúncios

0 Responses to “O ARTISTA E A CIDADE”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: