01
maio
08

quem lembra?

data: 19/05/1999

O empresário Mário Garnero anunciou na semana passada que vai erguer em São Paulo um megaarranha-céu com 103 andares e 494 metros de altura.

O projeto tem orçamento proporcional ao tamanho do edifício, 1,6 bilhão de dólares, e um aspecto de assustar. O prédio, que, se for concluído, será o segundo edifício mais alto do mundo, tem a forma de uma pirâmide ou de um templo indiano e cada um de seus quatro lados corresponde a uma torre independente. A razão desse aspecto nada ocidental está ligada à origem do dinheiro da obra: um fundo de investimento controlado pelo guru indiano Maharishi Mahesh Yogi, que promete dar a cada um de seus seguidores o poder de atravessar paredes, tornar-se invisível e voar tudo pela meditação transcendental.

O projeto do superarranha-céu brasileiro gerou duas discussões paralelas. Uma, entre os urbanistas. A outra polêmica ocorre no mercado. Poucos são os que acreditam que a obra saia do chão. Há vários exemplos de empreendimentos dessa magnitude que nunca viraram realidade. A Torre sem Fim, de Paris, projetada alguns anos atrás pelo arquiteto Jean Nouvel, consumiu 45 milhões de dólares em estudos e não foi construída. Outro fracasso foi o World Financial Center, em Xangai, na China, que deveria ter 460 metros de altura mas ficou no papel depois das turbulências na economia da Ásia. Garnero começou as negociações com o fundo Maharishi há mais de um ano e agora procura parceiros entre os fundos de investimentos, empresas, construtoras e os fundos de pensão. A Previ, do Banco do Brasil, será um dos primeiros.

saopaulo_tower_skyscraper

fonte: veja

Anúncios

1 Response to “quem lembra?”


  1. 1 Eduardo Souza de Oliveira
    abril 24, 2011 às 10:58 am

    aff se eles fizerem esse predio, eu vou pular lá de cima


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: