05
nov
07

sampa # turismo

São Paulo destaca-se mais como uma cidade marcada pelo turismo de negócios que pelo turismo recreativo. Grandes redes de hotéis cujo público-alvo é o corporativo estão instaladas na cidade e possuem filiais espalhadas em várias das suas centralidades. Toda a infraestrutura para eventos da cidade faz com que ela seja sede de 120 das 160 principais feiras do país (SP Turis). Dentre as principais, estão o Salão do Automóvel de São Paulo, a Couromoda e a Francal, entre outras.

A cidade ainda promove uma das mais importantes semanas de moda do Mundo, a São Paulo Fashion Week.

O turismo cultural, porém, também possui alguma relevância para a cidade, especialmente quando se têm em vista os vários eventos internacionais que ocorrem na cidade (como a Bienal de Artes de São Paulo e os vários shows de celebridades estrangeiras, quando se apresentam no Brasil, escolhem poucas metrópoles).

A cidade possui diversas atividades culturais e uma vida noturna que é considerada umas das melhores do país. São 280 cinemas, 120 teatros, 71 museus, como o MASP, e 39 centros culturais, alguns atendendo a parcela de maior poder aquisitivo, outros contemplando mais o público popular, o que leva muitos a dizerem que “sempre há um programa para se fazer em São Paulo“.

Porém, dada a complexa estrutura urbana da cidade, que segundo alguns críticos tende a segregar grande parte da população menos favorecida devido às grandes distâncias do Centro de São Paulo e à acusada ineficiência do transporte público coletivo, estes criticam o efeito excludente de tal complexo cultural. Desta forma, segundo estes estudiosos da cidade, muitas das atrações de São Paulo ficam restritas à população de mais alta renda[carece de fontes?].

A diversidade de povos e culturas que construiu a cidade, faz também com que a rica gastronomia da região seja por si só um grande atrativo turístico. Essa afirmação pode ser comprovada através da ampla variedade gastronômica da cidade, que abrange mais de 50 tipos de culinária.

Eventos

Devido ao seu duplo caráter de centro financeiro e cultural para o país, São Paulo é responsável por sediar eventos de conteúdo diverso mas que gozam de dimensão internacional. A Bienal de Artes de São Paulo, a São Paulo Fashion Week, o desfile de Escolas de Samba, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 no Autódromo de Interlagos, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, a feira conhecida como UD, Salão do Automóvel, Fenasoft, a Parada do Orgulho Gay (a maior do mundo), a Marcha para Jesus (organizada pela Igreja Renascer em Cristo), entre outros, são exemplos deste tipo de eventos. Também sedia feiras, congressos e exposições específicos de determidas áreas de atuação do mercado ou da academia.

Bienal de Arte de São Paulo

A Bienal de Arte de São Paulo é um evento cultural paulistano cuja 26ª edição recebeu cerca de 1 milhão de pessoas. Seu tema foi escolhido para permitir uma larga escala de posições artísticas. O conceito “do território livre” envolveu várias dimensões: como a físico-geográfica, a sociopolítica assim como uma dimensão estética – o último, naturalmente, sendo do grande interesse no contexto desta exposição.

A fim enfatizar a unidade temática da exposição, os artistas convidados e aqueles que representavam seus países foram reunidos nos 25.000 m² do espaçoso pavilhão projetado por Oscar Niemeyer.

Além do que uma intensificação do diálogo norte-sul dentro de Brasil, os alvos do Bienal incluem a promoção das ligações entre culturas não européias ao longo de uma orientação do Sul-Sul. A edição seguinte da Bienal ocorrerá em 2008.

Parada do Orgulho Gay

A parada do orgulho gay é o maior evento turístico da cidade, atraindo aproximadamente 2.5 milhões de pessoas à avenida Paulista anualmente. Normalmente o evento é aberto pelo prefeito da cidade. A parada funciona como um grande carnaval ao longo da avenida Paulista, com diversos trio elétricos. A última parada foi realizada em junho de 2007, e seus organizadores estimaram que 3.5 milhões de pessoas tenham participado, embora nenhuma estimativa oficial foi dada pela Polícia Militar.

fonte: wikipedia

Anúncios

0 Responses to “sampa # turismo”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: