01
nov
07

sampa # economia

São Paulo é a cidade mais rica do Brasil, a 19ª cidade mais rica do mundo e segundo projeções, será a 13ª mais rica em 2020, segundo dados do IBGE, em 2005 seu Produto Interno Bruto (PIB) foi de R$ 263.177.148.000,00[2], o que equivale a aproximadamente 12,26% do PIB brasileiro e 36% de toda produção de bens e serviços do Estado de São Paulo.Um dos maiores centros financeiros do Brasil e do mundo, São Paulo passa hoje por uma transformação em sua economia. Durante muito tempo a indústria constituiu uma atividade econômica bastante presente na cidade, porém São Paulo tem atravessado nas últimas três décadas uma clara mudança em seu perfil econômico: de uma cidade com forte caráter industrial, São Paulo tem cada vez mais assumido um papel de cidade terciária, pólo de serviços e negócios para o país.

Muitos analistas também tem apontado São Paulo como uma importante cidade global, embora tal designação seja criticada por outros devido às contradições e particularidades de uma grande cidade latino-americana[20], visto que segundo eles a mesma apresenta graves problemas de exclusão social e segregação espacial, a qual configuram como metrópole economicamente periférica. Apesar de ser o centro financeiro do país, São Paulo apresenta também alto índice de negócios ligados à economia informal.

Em São Paulo está sediada a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), a bolsa oficial do Brasil. A Bovespa é a maior Bolsa de Valores da América Latina e a 8ª maior do mundo.

fonte: wikipedia

Anúncios

0 Responses to “sampa # economia”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: