28
fev
10

O Tempo Linear e o Tempo Cíclico

A perspectiva linear de tempo nasceu com a tradição judaico-cristã. O tempo linear é uma sucessão contínua de eventos irrepetíveis e irreversíveis. O seu movimento é retilíneo – reta ininterrupta de registros históricos singulares. Sendo uma linha, o tempo linear é finito. A sua trajetória é circunscrita por uma linha histórica determinada - tem começo e fim. Como traço histórico perpétuo, o tempo linear é uma série evolutiva de fatos históricos inéditos. Trata-se do curso progressivo de acontecimentos únicos em direção ao futuro. Por fim, o tempo linear é dotado de significado. O seu desdobramento de momentos inalteráveis é orientado por um propósito final (télos). Ou seja, todos os eventos possuem sentido na medida em que ocorrem em vista de uma finalidade última.

Em contraposição ao conceito temporal linear, os gregos primitivos propunham uma idéia cíclica de tempo. Sem começo nem fim, o tempo cíclico é um eterno retorno. Uma vez que nenhum evento é absoluto, o tempo cíclico repousa na permanente seqüência de ciclos repetitivos. O seu movimento circular contínuo é caracterizado pelo perpétuo retorno de momentos. Isso significa que a história não comporta nenhum fato singular. Pelo contrário, a história é marcada pela reedição de acontecimentos passados. Portanto, o tempo para os gregos antigos não passa de um círculo inexorável – sem saída e sem fim. Tudo está condenado a girar eternamente na roda da história.

About these ads

28 Responses to “O Tempo Linear e o Tempo Cíclico”


  1. 1 andreia pereira
    junho 18, 2010 às 11:55 am

    graças ao seu post ja pude elaborar uma resposta po tema do meu teste d filosofia de logo a noite.

  2. 2 Diego Gabriel
    agosto 10, 2010 às 2:07 pm

    Porém, há um erro no artigo. Não podemos colocar o tempo retilíneo como finito. A reta é, na verdade, dada por um infinito a esquerda e um infinito a direita (horizontal). Outra forma de enxergar isso é a própria teoria de que a reta vai de menos infinito a mais infinito. E para completar a prova do erro cometido, temos, matematicamente comprovado, que a reta nada mais é que um círculo de raio infinito. Dessa maneira, a definição de tempo retilíneo dada é incorreta. Não há como pensar também no tempo de forma cíclica, como um nó trivial. Isso afirmaria dizer que um ocorrido poderia ocorrer novamente da mesma forma que antes de completada a revolução. Assim restam apenas duas opções: o tempo tratado como uma reta ou o tempo tratado como retas paralelas, o tempo paralelo. Mas isso é assunto para outro post.

  3. 3 Lucas Werlang Girardi
    setembro 7, 2010 às 1:29 am

    Diego, suponho que voce esteja equivocado.

    O tempo linear judaico-cristao, mencionado pelo autor do post, eh finito sim, basta olhar para a biblia: Inicio (Genesis) -> Fim (Apocalipse).

    O tempo circular pode ser muito bem compreendido neste trecho de A Gaia Ciencia, escrito por Nietzsche:

    “E se um dia ou uma noite um demônio se esgueirasse em tua mais solitária solidão e te dissesse: “Esta vida, assim como tu vives agora e como a viveste, terás de vivê-la ainda uma vez e ainda inúmeras vezes: e não haverá nela nada de novo, cada dor e cada prazer e cada pensamento e suspiro e tudo o que há de indivisivelmente pequeno e de grande em tua vida há de te retornar, e tudo na mesma ordem e sequência – e do mesmo modo esta aranha e este luar entre as árvores, e do mesmo modo este instante e eu próprio. A eterna ampulheta da existência será sempre virada outra vez – e tu com ela, poeirinha da poeira!”

    Minha opiniao: Prenda-se menos a matematica, tente entender alem destas ciencias, que diferente do que eh dito, nao sao tao exatas assim, mas isso ja eh assunto para outro post.

    Obs: Perdoem a falta de acentos ortograficos.

    • março 11, 2012 às 5:26 am

      Nietzche, e suas idéias são perigosas.
      Matematicamente uma linha, ou tempo linear, disposto com coeficiente angular PI é circular.
      Caro, colega Lucas, pode tentar argumentar sobre este fato?
      Uma reedição de fatos seria interessante para qualquer ser no universo, penso demais nisso.
      Gostaria de opiniões.

      Abraços.

  4. 5 Marcos Oliveira
    janeiro 14, 2011 às 12:00 pm

    A perspectiva linear de tempo nasceu com a tradição judaico-cristã.

    os gregos primitivos propunham uma idéia cíclica de tempo.

    CITATION NEEDED!

    http://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Citation_needed

    http://xkcd.com/285/

    Abraço

  5. 6 LUIZA
    fevereiro 7, 2011 às 4:31 pm

    NOOSA ISSO FOI D +. MEU TRABALHO D CASA VLW APENAA :D

  6. 7 ze
    fevereiro 10, 2011 às 9:46 pm

    o tempo ciclico e 1 teoria provada por causa do nosso calendario k conta 1 ciclo solar no fim desse ano voltamos voltamos a contar o mesmo ciclo ainda ha outra prova o calendario da lua inventado pelos maias acontece o mesmo estamos sempre a contar o mesmo tempo

  7. 8 ze
    fevereiro 11, 2011 às 5:35 pm

    se os factos nao se encaixam na teoria modifique os factos “Albert Einstein”

  8. 10 Marcos
    setembro 7, 2011 às 8:54 pm

    Lucas Werlang Girardi.
    Você aconselhou o leitor a prender-se menos á matemática! A matemática é a alma do universo meu caro. Ela é a mais importante ferramenta que a humanidade dispõe em toda sua existência. Acho que você é um pouco delirante meu caro. Dar bíblia como exemplo… Lamentável!

    • 11 KIKO
      setembro 9, 2013 às 12:04 pm

      Não é lamentável, pois o texto afirma que o tempo linear surgiu na tradição judáico-cristã e estes, utilizam a bíblia em seus pensamentos. Apenas isto; e o Lucas citou oque se baseia o texto, não defendendo a biblia e sim para ficar mais diático…

  9. 12 beatriz
    setembro 8, 2011 às 2:24 pm

    bem o que eu precisava para o meu trabalho de história,muito bem elaborado

  10. 13 Igor Sales
    novembro 30, 2011 às 11:48 am

    Eu detesto quem justifica as coisas pela biblia, quem disse que aquela porra de livro tem a verdade absoluta, afinal é um livro escrito por homens.

    • 14 Marcio correia
      outubro 20, 2012 às 12:56 pm

      Não devemos considerar a Bíblia como verdade absoluta, porque não é um livro precisamente cientifico meus caros amantes da ciência, mas assim chegaríamos
      entender mudanças de culturas ou até mesmo o passado mais remoto? acho que como todo pesquisador não pode rejeitar “fragmentos” como documentos, memoria escrita ou oral, quanto menos o livro mais lido e admirado do mundo. O Sr deveria formular melhor suas respostas antes de falar o impensado.

    • 15 Milson
      fevereiro 13, 2013 às 1:51 pm

      A Nova História ñ descarta nenhum documento, seja escrito, arqueólogo, pedra, cerâmica, até mesmo oral e muitos outros e outras formas, ferramentas de pesquisa, daí, a Bíblica também é uma fonte de pesquisa. Igor sales, mantenha a calma, palavrões só demonstra “destempero”.

  11. 16 Mack
    dezembro 30, 2011 às 8:33 pm

    “Deus sabe, Deus ouve, Deus vê!”

  12. 17 Mickael
    fevereiro 5, 2012 às 10:45 pm

    Nossa a postagem e boa me ajudou muito , mais por favor deixa mais eleborado !!!

  13. 18 Mickael
    fevereiro 5, 2012 às 10:53 pm

    deixa mais resumido como sou bolsinho vou postar mais elaborado:

    O tempo linear é uma sucessão contínua de eventos irrepetíveis e irreversíveis. Sendo uma linha, o tempo linear é finito.
    A sua trajetória é circunscrita por uma linha histórica determinada – tem começo e fim. Como traço histórico perpétuo, o tempo linear é uma série evolutiva de fatos históricos inéditos.

    cíclica e uma idéia os gregos primitivos propunham uma cíclica de tempo. Sem começo nem fim, o tempo cíclico é um eterno retorno. Uma vez que nenhum evento é absoluto, o tempo cíclico repousa na permanente seqüência de ciclos repetitivos.

  14. 19 Mickael
    fevereiro 5, 2012 às 10:54 pm

    thau !! espero ajudar todo mundo

  15. fevereiro 29, 2012 às 10:14 am

    -Voceis são um “bando de loucos”. Já dizia a canção: “O tempo não para na curva, não apita no porto, não espera ninguem”, o que, para mim, significa dizer que não se define por linearidade ou retilinearidades. Em minha opnião, o tempo é simplesmente um período vivido, ou vivenciado por cada comparativo, seja ele concreto ou abstrato. Voces podem dizer que o calendário, ou um cronograma seja linear, porém o tempo percorrido é completamente abstrato. Os acontecimentos são cíclicos e repetitivos; por exemplo: “Águas passadas não movem moinhos” ou “água passada embaixo de uma ponte não passa mais”. Se voce pensar em lineariedade do tempo, pode se dizer que essas verdades são absolutas, porém, se pensarmos de maneira concreta, pode ser que existam outras pontes e moinhos no caminho dessa água.
    - Não acredito que o tempo seja linear. Acredito muito mais no tempo cíclico. Sou mais da opnião de que o mundo dá muitas voltas, é só dar tempo ao tempo.

  16. março 20, 2012 às 2:22 pm

    eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee n endede nadaaaaaaaaaaaaa

  17. 22 Yuri souza
    abril 17, 2012 às 2:47 pm

    Meu trabalho ficou legal,fiquei em primeiro da sala

  18. 23 Alex Sousa
    julho 8, 2012 às 10:31 pm

    Uma discussão onde que responde não se permite a entender o argumento do outro e, na vontade de colocar o seu argumento acima de tudo, se torna insensivel e limita o conhecimento. Como vou utilizar o termo opinião quero dizer que pode haver erro, sendo que tudo que faz parte da opinião nao é certeza de ser verdade. Pois bem, minha opinião é a de que o sentido da finitude como foi colocado pelo matematicos presentes neste dialogo não corrobora o sentido de finitude no tempo linear colocado pelo autor do texto, pois o mesmo coloca o inicio dessa perpectiva que seria judaica-cristã. A matematica como ciencia exata não responde a muitas das perguntas essenciais que perpassao as questoes humanas. Qual o sentido de existencia? Vou procurar um professor de matematica e perguntar qual o cauculo que responde a issi? Não.
    Desse modo só queria levantar a questão que contrapõe uma ciencia exata com uma argumentação teologica contida na biblia, que é muito e logica e nao é passivel dessas argumentações simplorias dada por esses pseudo-ceticos.

  19. 24 washington
    setembro 7, 2012 às 7:34 am

    acredito sim na existencia linear, a mente humana nao calcularia as fase de tempo exposto por uma razão individualista ou coletiva sem consenso, entao a matematica nao explicaria a verdade do tempo, se o tempo ciclico é continuo, sem intervalos de lacunas. estamos seguindo o calendario judaico , isso um dia pode ser mudado , ou nao ? ja penssarão nessa hipotese ? Da que a dez anos, ou a 1000 anos quem sabe agente possa ter um calendario brasilero , se estamos falando de tempo e correr contra o tempo , é o mesmo , correr atras do vento. Ao nosso criador se constitui todas essas coisas , a ciencia do saber revela o mas profundo sentimento de todas as coisas , o senhor jugarar tudo e a todos no seu determinado tempo , vamos esperar o tempo passar pra ver o que ele vai fazer com agente, é uma chuva gente. faça uma reflexão. Comente a disposiçao.

    • 25 washington
      setembro 9, 2012 às 12:19 am

      estou a disposiçao

      • 26 Juliana
        dezembro 5, 2012 às 8:59 pm

        Galera é o seguinte, segundo Julia Kristeva os tempos foram classificados de acordo com a historicidade dos fatos e podem, em diferentes contextos, serem úteis. Na verdade o tempo linear é infinito sim, é só pensarmos na própria história, são fatos que vão acontecendo, se relacionam ou não com fatos anteriores, mas seguem um percurso, ou seja, daqui a 100 anos ainda estaremos percorrendo um tempo linear, pois terá se construído uma história que não tem hora de fim. A bíblia foi citada aqui, mas realmente não cabe a essa discussão, visto que é um tempo diferente (podemos chamar de tempo cristão), mas quem disse que depois do apocalipse tudo acaba e nada mais existirá? Sou católica, mas odeio misturar ciência e religião! Nunca dá certo. Em relação ao tempo cíclico podemos pensar na vida, na gestação, é cíclica não por começar e depois voltar para o mesmo ponto e repetir-se novamente, mas sim por repetir-se com pessoas e situações diferentes. O tempo linear explica grandes acontecimentos que já ocorreram em outras sociedades e em outros anos, mas ainda acontecem, pois a história não acaba.

  20. 27 Juliana
    dezembro 5, 2012 às 9:04 pm

    A Humanidade, ao observar a Natureza e seu cíclo, desenvolveu uma concepção cíclica também do tempo, e por conseguinte da História. Acreditavam que as coisas e acontecimentos sempre retornariam, o dia e a noite, o início e o fim dos tempos.
    No processo de laicização do tempo – no qual ele deixou de ser visto de forma religiosa – incluindo o desenvolvimento do Capitalismo e da industrialização – os quais transformaram o tempo em dinheiro – o tempo passou a ser visto como linear, evolutivo, apenas em um sentido, numa relação de causa-consequência na qual o que fazemos não volta mais.
    Então, refletindo nisso, vale a pena ver esse vídeo: O título da música é “Retorno para a Inocência”. A letra é muito bonita e vale a pena buscá-la no no Vagalume.

  21. janeiro 6, 2013 às 6:33 pm

    Acredito no tempo circular, e que a visão de linearidade vem do ciclo orgânico, e para justificar que pode ser circular é só imaginar nós aqui na terra olhando para o horizonte parece que a terra é plana, agora se a superfície do sol fosse sólido e habitável teríamos quase certeza que o sol era plano, pois por sermos tão pequenos relativos ao sol, um pequeno comprimento de um grande circulo nos pareceria uma reta infinita. Isso que usaríamos os nossos olhos para constatar isso, mas para o tempo não podemos ver, e o tempo humano e galáctico é tão pequeno frente o tamanho da circunferência de tempo que nos baseamos como tempo do universo conhecido, que nos leva a pensar em um tempo linear que nada se repete nunca mais. Também o tempo tem sua “velocidade e sentido”, como uma roda pode girar em dois sentidos que dependendo de quem o vê pode estar girando para um lado ou para outro, mas gira, ou seja os fenómenos naturais acontecem do mesmo modo em ambos os sentidos, e o que diz o sentido desses fenómenos não é a direção do tempo, mas o que ele é e se organiza, junto com o espaço (mas falo mais sobre no meu blog). Então o tempo que a maioria segue linear, é parte de um tempo muito maior, que pode ser circular e porque não esférico, ou cascas esféricas com comprimentos de círculos diferentes, que descrevem fenómenos periódicos, que conseguem em “nosso tempo” completar uma volta em sua circunferência de tempo, como o tempo da orbita da terra, ou da lua, que cada um está em um tempo circular…Assim o tempo é bem mais complexo e fundamental que se pensa, e não depende de nos seres humanos, que só conseguimos o medir indiretamente e que não vamos viver o suficiente para chegar a nós conhecer bebés (isso se conseguirmos fugir do nosso universo que para voltar para o “início” através do “fim” não fica de uma forma própicia que sobrevivamos…Por fim o tempo circular com início no tempo zero e fim é uma visão criacionista, já para o tempo circular nada tem um início ou fim, nada foi criado ou pode ser destruído, por isso que o tempo linear domina, devido principalmente as religiões que pregam que existe um criador de tudo, e para isso o tempo tem que ser linear e começando na criação e terminando quando o deus quiser…Termino falando que se tiverem curiosidade mais sobre o tempo que acredito, tem no meu blog


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: